BLOG Aqui você confere dicas sobre pintura, reformas e construção

Publicado em 19/01/2022

Pincéis - Conheça o modelo ideal para cada tipo de pintura

Engana-se quem pensa que os pincéis são todos iguais, eles se diferenciam em tamanho, formato e tipo de cerdas. Aprenda a diferenciar os tipos de pincéis disponíveis no mercado e escolher o melhor para sua pintura.

Tipos de pincéis

Cerdas Pretas: esse tipo de pincel é o mais indicado para pintura de detalhes, dar acabamentos e melhor cobertura de superfícies. Ideal para esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. Proporciona ótimos resultados em alvenaria, madeira e metais.

Cerdas Gris: os pinceis de cerdas gris ou “grisalhas” são próprios para aplicação de tintas látex, PVA e acrílica a base de água. Mas, também pode ser usada com tintas a base de solventes em qualquer tipo de superfície. Melhor para aplicação em detalhes, acabamentos ou coberturas de superfícies.

Cerdas Brancas: usadas para utilizar com verniz e resinas sintéticas. Pode ser utilizado em todos os tipos de superfícies, para a pintura de detalhes como: recortes, retoques, vincos e cantos.

Broxas: as broxas são aqueles pinceis grandes. Servem para tinta à base de cal ou de cimento, que devido à textura, não podem ser aplicados com trinchas e rolos.

Rolos: os rolos de pelos altos seguram mais tinta e por isso, rendem mais. São mais indicados para tintas à base de água, para superfícies ásperas, absorventes ou rugosas. Já os de pelo baixo permitem um resultado final melhor e podem ser usados em tintas à base de solventes. Esses modelos respingam menos que os de pelos altos. Para o uso de látex, o mais recomendado é o rolo largo e de pelos longos. Os principais tipos de rolos para pintura são: lã de pelo curto, indicado para aplicação de tintas à base de epóxi e látex; lã de carneiro ou sintética, indicado para aplicação de tintas à base de água, como látex PVA e acrílico; espuma poliéster, para aplicação de esmaltes, vernizes e tintas a óleo.


Fonte: Marketing Telhacor